quinta-feira, 1 de julho de 2010

Regresso a casa

Voltei!Paris ficou lá.
Apesar de ter nascido por aquelas bandas,de ter sido criada lá, sinto que já não me encaixo lá...não sei muito bem explicar porquê...é uma sensação de estar fora do contexto, fora daquela vida...
Passeio pelas ruas e as caras são estranhas, os comportamentos muito diferentes dos "nossos"...
Adoro ir lá, adoro visitar e revisitar aqueles lugares, mas sinto no meu íntimo que só mesmo para passear, só mesmo pontualmente voltarei lá.
Tavez só assim consiga apreciar a beleza e a singularidade da cidade. Se morasse lá, acho que a detestaria.
Uma particularidade própria de todos os seres humanos é deixar de ver, de olhar aquilo que nos rodeia...
Aquele que vive frente ao Louvre, já nem vai reparar na dimensão, na imponência daqueles edifícos, da história daquelas pedras...
Por isso voltar a casa é bom!
Sei que Paris continuará lá, posso lá voltar quando quiser, mas a minha casa, essa, é aqui, no nosso cantinho lusitano, plantado á beira mar. A luz é outra, o cheiro também ...e o povo, esse, é o meu!
Aqui vão 2 fotos que tirei e que achei bem divertidas, para além de singulares e diferentes das tradicionais.;)










An english man in...Paris! (inglês salvo seja!;))
Achei engraçado ouvir aquela música de ambiente, num local mais dedicado ao "acordeon"!:) E o músico quase parecia o príncipe mais novo da coroa inglesa!:)



Quando o calor aperta em Paris, os parisienses improvisam uma praia nas margens do rio Sena. Alguns até arriscam um mergulho...digo "arriscam" porque aquela água está tão poluida que não é nada convidativa!Mas eles lá sabem...Não têm mais nada coitados...:)




Bonito bonito foi ver a bandeira portuguesa a enfeitar as varandas e janelas dos prédios franceses!! Este tinha sido um pedido do antigo seleccionador Scolari (volta!!!)para os portugueses colocarem bandeiras... que ele não sabia é que a moda ia pegar além fronteiras! O orgulho português está de facto presente não só em Portugal, mas também nas nossas comunidades no estrangeiro!
Lá, onde a saudade aperta mais forte...

10 comentários:

  1. Paris é sempre uma cidade cosmopolita.
    Cidade luz que se torna um encanto ver e visitar.
    Para viver estou como disse: gosto do meu país e do seu povo amável, cordato e pacífico.
    O nosso Sol e as nossas praias...os nossos carapausinhos fritos com arroz de tomate e o caldo verde...os nossos sabores e saberes eles (franceses) não tem nem nunca terão

    ResponderEliminar
  2. Olá ISABEL!

    Não há nada como a nossa terra e eu cada vez adoro mais LISBOA e cada vez a acho mais bonita!
    Mas olhe que uns dias passados em PARIS não são nada de deitar fora!
    Passei 15 dias em França e fui Umas 3 ou 4 vezes a Paris, mas adorava viver talvez uns 3 meses mesmo no centro de Paris para me aperceber bem como se vive lá.
    Beijs.HELENA

    ResponderEliminar
  3. Saber onde pertencemos é sempre reconfortante. E saber que podemos voltar a locais significativos é-o igualmente. Sobretudo, se um desses locais fôr... Paris. Belo passeio! Gosto especialmente do facto de não teres escolhido imagens óbvias, mais conhecidas, mas sim cenários mais sui generis, que nos ajudam a compreender determinados detalhes desta cultura tão rica.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  4. Não há dúvida que a nossa casa é onde nos sentimos bem, e que a nossa identidade não é forçosamente determinada pelo sítio onde nascemos. Tenho para mim, que fazes uma boa escolha ;)

    ResponderEliminar
  5. Gostei de passar por aqui.
    vou voltar
    um beijo

    ResponderEliminar
  6. Isabel, diva, amada!
    Sabe o que minha mãe dizia e eu repito: VIAJAR É BOM DIMAIIIIISSSS, MAS CHEGAR EM CASA É MELHOR AINDA! Bem-vinda... Adorei as fotos.
    Beijuuss n.c.

    www.toforatodentro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Bem, o blog está me a pregar partidas...já respondi 2 vezes a cada um individalmente mas na hora de enviar, dá erro!! grrr

    vou tentar mais uma vez...

    luis,Helena e África em poesia sejam bem vindos a este cantinho, sempre disposto a recebê-los com carinho!;)
    Vou já já descobrir os vossos cantinhos!

    Sara, minha amiga, para quando a próxima viagem?vamos marcar!!!nem que seja a culinária!;)

    Querida R., o que realmente define nossa personalidade, nossa identidade são os lugares que visitámos, culturas que descobrimos, olhares que cruzámos....por isso, há que viajar lá fora, cá dentro e até meo dentro de nós, atentas a tudo e a todos...manter olhos e mentes abertas!

    Minha mamae adorada, "vóvó" estava certíssima! é
    optimo sair (e faz muito bem a todos os níveis), mas voltar ao aconchego também é óptimo...sair para melhor voltar, não é mesmo? com uma antage, regressa-se com a cabeça cheia de boas recordações, satisfeita, logo mais feliz para encarar a rotina do dia a dia...;)

    bora lá marcar próximas férias!!

    eu já tenhp...Roma mi aspetta....pois o pior vai ser mesmo a língua! ahahaha

    ResponderEliminar
  8. Olá Isabel
    Fotos originais que despertam a curiosidade...
    O passeio tb muito apelativo. Já visitei Paris e digo-te que gostei muito. Subir à Torre Eiffel e apreciar a paisagem é qiualquer coisa de tirar o fôlego... Acho que ficamos embebidos em arte, cultura e história.. Enfim, um destino sempre necessário.
    Quanto ao facto de estares desejosa de voltar à tua casa... esta é aquela onde plantas as tuas raízes e deixas que se desenvolvam cruzando o teu chão!
    Bjs e bem vinda de volta
    CF

    ResponderEliminar
  9. Portugal está em todo o lado. Será que no inferno também há bandeiras de portugal agitadas por algum «patriota» mais exuberante?

    ResponderEliminar
  10. Viajar, nem que seja uma escapadela, é propicio para um olhar mais atento ao que nos rodeia.
    O regresso, é a certeza do conforto do que nos é por demais conhecido e está à nossa espera, borrifado pela saudade e uma pitada de promessa de um dia voltar a partir à descoberta.
    Este artigo muito bem elaborado, está documentado por fotografias, como dizes tiradas por uma perspectiva diferente do habitual.
    Ver a nossa bandeira em outras paragens representando o orgulho de ser português, diz-me de uma nova mentalidade e atitude dos portugueses, que é muito positiva.

    Tinha saudades de aqui vir, amiga.
    Kandandos meus.

    ResponderEliminar