sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Programas de culinária

Programas de culinária sempre existiram, mas hoje em dia assistimos a uma verdadeira revolução nessa área.
Não sei se se deve ao facto das pessoas cuidarem mais delas próprias,e, consequentemente da alimentação, ou então o facto de terem prazer em receber bem...
O que é certo é que programas sobre culinária nao faltam...basta ligar a tv: é no programa do Dr. Oz, é no programa da Oprah, como também nos programas portugueses como a praça da alegria....
Mas existem programas exclusivamente de culinária como dos britânicos Jamie Oliver e Nigella.
Dois programas que adoro, bem que muito diferentes um do outro.

O Jamie é um jovem chef irrevente e cheio de energia que, num país como a Inglaterra em que os hábitos culinários não são dos mais saudáveis,investe em acções junto das populações no sentido de os educar em termos culinários.
Pretende que estas tomem consciência dos seus erros e que os corrijam, mostrando que cozinhar saudável pode ser feito de uma forma simples, rápida e saborosa!Trabalha segundo o seu "feeling" e o resultado é mais do que satisfatório!
Gosto das dicas dele!;)




Outro programa interessante é o Nigella bites, da própria Nigella Lawson.
Aqui o ambiente é outro...mais calmo, no íntimo da casa da Nigella (ou suposta).
Entramos, sentamos com ela e olhamos esta mulher cozinhar para nós...sim porque com ela é assim que nos sentimos...em casa, entre amigos.
Sem "grande frescura" vai cozinhando e partilhando confidências, não só sobre a receita em si, como também pequenos promenores da sua pessoa.
O que gosto de ver neste programa nem são as ditas receitas, já que acho a culinária dela um pouco "pesada" (muita gordura, muito doce...)
Não, o que gosto mesmo mesmo de ver é relação que ela nutre com os alimentos,como os manuseia e como os consegue transformar.
Sem grandes complicações, ela "mete a mão na massa", com um prazer imenso...prazer que se sente do lado de cá!Não reproduzo as receitas dela, mas já me satisfaz ver o gosto e a satisfação dela.Porque ela gosta de cozinhar, mas também de comer!!!:)



Nem de propósito...estava aqu eu a escrever este post e eis que começa um programa de....culinária, na sic mulher...uma estreia...Chakall e pulga :)
Hoje o chef português com sotaque está em Aveiro, a descobrir os sabores da região...parece me bem...
Pena que programas destes não apareçam na tv generalista para chegar ao maior número de pessoas.
Está a preparar um bacalhau apetitoso...hummm...Bon appétit!!:)

4 comentários:

  1. Apesar de não ser propriamente um programa de culinária, gosto muito do "No Reservations", que passa na Sic Radical. O apresentador Anthony Bourdain, também chef e escritor, faz viagens ao redor do mundo, atento à cultura e gastronomia de diferentes povos. Aconselho!
    Já agora, e pelo seu carácter raro, gostarás de saber que ontem também fui para a cozinha: saiu de lá uma tortilha asturiana :) O aspecto não era famoso, mas estava saborosa :)

    Bom Domingo, amiga!

    ResponderEliminar
  2. Não gosto de cozinhar mas lá tem de ser... Ultimamente vejo tão pouca Tv que nem sei o que em voga. Só noticias e pouco mais. Mas não há dúvida que a alimentação é algo importante: "Diz-me o que comes e eu dir-te-ei quem és!!!"
    bjs e boas refeições

    ResponderEliminar
  3. Como boa 'adepta', estás sempre atenta aos mestres! Todos bons exemplos. Gosto particularmente do Jamie Oliver, também pelas preocupações sociais que cultiva e porque não se fica pelas preocupações e 'põe as mãos na massa'!

    Bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
  4. E não é que acao de descobrir que o tal Chakall andou a gravar por terras montalegrenses?
    tou curiosa para saber o que sai dali...

    ResponderEliminar