quinta-feira, 28 de abril de 2011

Tropa de elite 2

Apenas tinha visto excertos do primeiro, mas os inúmeros prémios que recebeu este segundo capítulo despertou minha cinéfila curiosidade.
Não desapontou.
Violento...sim.
Um olhar implacável sobre a corrupção que atinge o mais alto nível da sociedade brasileira.
A realidade escancarada na tela.
A verdade revelada.



Tive oportunidade de discutir este tema com um amigo carioca, sociólogo e residente no Rio...e ele admite ser real este retrato do realizador José Padilha.
No entanto revela que de há 4 anos para cá, as coisas têm mudado, evoluído no bom sentido. Há um esforço do Governo no sentido de tornar a cidade do Rio de Janeiro mais segura e convidativa.
Os eventos desportivos internacionais a realizar nos próximos tempos na cidade impulsionam e motivam as autoridades nesse sentido.

E acho bem.
Visitei o Rio há cerca de 4 anos atrás e confesso que fiqei um pouco desiludida.Como qualquer português, tinha uma louca vontade de conhecer o Rio. Ideia romântica e adulterada da cidade....provavelmente devido às constantes novelas brasileiras que invadem nossa televisão nacional...
Mas a realidade é bem diferente...
Uma cidade com muito potencial, com vistas magníficas lá do alto do pão de açúcar ou Cristo Redentor, com povo caloroso e animado....mas estragada pelo Homem...
Tanto a nível estético, como a nível da segurança.
Uma pena.
Por isso, se realmente o Governo está a melhorar as coisas, quem saiba eu não volte para redescobrir a cidade e ficar agradavelmente surpreendida.
E poder efectivamente dizer que o Rio é a cidade maravilhosa.


- O melhor do Rio: loucas paisagens lá do alto!



3 comentários:

  1. Que engraçado: não pude ir contigo ver este porque estava comprometida com o outro filme, com o título...... "Rio" :)))))
    Quanto ao "Tropa de Elite", vi o primeiro e estava mesmo com vontade de ver este. A ver vamos se ainda consigo...
    Quanto ao Rio, quem sabe não me junto a ti numa próxima oportunidade? ;-)))
    Beijo grande!

    ResponderEliminar
  2. Tomara que vc volte e refaça essa primeira má impressão...De qualquer maneira venha prás cidades históricas de minhas Gerais e garanto que será amor à primeira visita!
    Beijuuss n.a.

    ResponderEliminar
  3. Sara...convidas para viajar...e eu alinho imdiatamente!!;)

    Mami: não foi má impressão...apenas falei da cidade do Rio que me desiludiu um pouco, mas tb mtas coisas me agradaram. Mas confesso que me encantaram mais os passeios fora da cidade, com o passeio até Búzios, Macaé ou Rio das Ostras...
    Tou com muita vontade de voltar ao Brasil, mas desta vez conhecer a Bahia!;) O Brasil é imenso e muitos luares lindos para conhecer, tenho a certeza. O Rio tem os problemas das grandes cidades...E a desilusão deve se ao facto das expectativas serem muito elevadas...

    ResponderEliminar